quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mico-leão-dourado (parte 1)

   O mico-leão-dourado (Leonthopitecos Rosalia) é um primata encontrado originariamente na mata atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em perigo de extinção.
   O mico-leão é conhecido popularmente por sauí, sagui, sagui-piranga, sauí vermelho, mico e outras denominações regionais.
   Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel. O recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.

    Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal: a reserva biológia do poço das antas, no estado do Rio de Janeiro, compondo dois por cento do habitat original da espécie. Restam cerca de mil micos-leões-dourados no mundo, a metade dos quais em cativeiro.

3 comentários:

  1. É mesmo uma pena que um bichinho tão lindo esteja em extinção... Muito legal este post!

    ResponderExcluir
  2. Hopefully conservationists can begin to set up protected areas and save the species from extinction. Nice post Cronos

    ResponderExcluir